Regulamento2018-11-10T11:29:38+00:00

INSCRIÇÕES
I. O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados tem abrangência nacional e recebe, neste ano, inscrições em quatro categorias:
a) Investigação guiada por dados
Descobertas inéditas e novos conhecimentos. Aqui, buscamos trabalhos de alto impacto social que apliquem análise de dados para jogar luz a tópicos de interesse público.

b) Visualização
Dados podem ser lindos e informativos! Nesta categoria, vamos premiar trabalhos de visualização de dados com viés jornalístico.

c) Inovação em jornalismo de dados
Indo além: esta categoria é para trabalhos de jornalismo de dados que experimentem com novas tecnologias ou formatos inovadores.

d) Dados Abertos
Jornalismo de código-aberto! Aqui, o foco são trabalhos realizados graças à Lei de Acesso à Informação ou abertura das bases de dados públicas que prezam pela publicação do código-fonte e da metodologia adotada.

II. A participação no Prêmio é aberta a qualquer indivíduo ou equipe que tenha publicado trabalhos de cunho jornalístico em organizações de mídia com ou sem fins lucrativos, independente do tamanho. Trabalhos realizados em parcerias envolvendo mais de uma organização também podem ser submetidos.
III. Para esta edição, serão aceitos trabalhos jornalísticos publicados ou veiculados no período compreendido entre 1º de março de 2018 e 31 de março de 2019, inclusive.
IV. São aceitos trabalhos em diferentes formatos, tais como: publicações online ou impressas; reportagens para a televisão ou rádio; hotsites e plataformas web; vídeos ou outros meios físicos ou virtuais.
V. As inscrições começam no dia 12 de Novembro de 2018, com encerramento no dia 1 de abril de 2018, às 23h59, impreterivelmente.
VI. Não poderão inscrever trabalhos neste Prêmio membros do Júri ou diretores, dirigentes e funcionários das entidades que compõem a sua Comissão Organizadora, apresentada no item x deste Regulamento.
VII. Não há limites de trabalhos inscritos por participante, seja na mesma categoria ou em categorias distintas.
VIII. A participação pode ser individual ou em equipe. Nos trabalhos em equipe, a inscrição deverá ser feita pelo principal responsável pelo trabalho.
IX. Na Ficha de Inscrição devem constar obrigatoriamente, além dos dados pessoais do responsável pela inscrição e dos dados gerais do trabalho jornalístico publicado, as seguintes informações: Identificação das demais pessoas envolvidas no trabalho, descrição do impacto gerado pelo trabalho, metodologia, tecnologias e ferramentas empregadas.
X. Somente serão considerados membros da equipe aqueles profissionais citados na inscrição.
XI. Após a confirmação do envio, não serão aceitas alterações dos dados da referida Ficha.

AVALIAÇÃO
XII. A Escola de Dados será responsável por receber as inscrições e, a partir das decisões do júri, tornar pública a seleção dos finalistas.

XIII. Para cada uma das quatro categorias, serão selecionados 3 finalistas, perfazendo assim um total de 12 finalistas.

XIV. Cada finalista será avaliado por, no mínimo, três membros do júri, que definirão os vencedores em cada categoria.

XV. Durante as avaliações, serão observados os seguintes critérios:

a) Originalidade: aquilo que torna o trabalho único, seja uma grande descoberta feita; uma técnica utilizada; o esforço ou risco envolvido no trabalho; a qualidade narrativa ou a inovação na forma de contar a história;

b) Relevância: importância social do tema abordado; pluralidade de fontes e perspectivas;

c) Transparência: disponibilização do código, fontes e processos envolvidos na apuração;

d) Precisão: rigor estatístico e precisão no tratamento dos dados

PREMIAÇÃO
XVI. Caberá ao Júri e à Comissão Organizadora selecionar e indicar os 3 (três) finalistas de cada categoria, bem como selecionar os respectivos ganhadores.
XVII. A Comissão Organizadora premiará apenas um trabalho vencedor por categoria. Os premiados em cada uma das três categorias receberão R$ 3.000,00 (três mil reais) e isenção de inscrição no Congresso da ABRAJI e na Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.
XVII. Os finalistas são responsáveis por estar presentes na cerimônia de entrega dos prêmios e arcar com eventuais custos de transporte, hospedagem ou alimentação, envolvidos na sua participação.
XVIII. Não cabe recurso às decisões do Júri e da Comissão Organizadora.
XIX. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 30 de junho de 2019.
REALIZAÇÃO
XX. A Open Knowledge Foundation, associação sem fins lucrativos sediada no Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, organiza o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.